Mês da Mulher: OAB-CE concede Medalha Wanda Sidou a Socorro França e realiza dia de ações para as advogadas
Em celebração ao Mês da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, nesta terça-feira (24), na sede da instituição, a solenidade de entrega da Medalha Advogada Wanda Sidou. Neste ano, a homenageada foi a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
“A Medalha Wanda Sidou é o reconhecimento de uma vida pública marcada pela integridade, pela responsabilidade e pela dedicação ao bem comum. Esta homenagem traduz, com fidelidade, a grandeza da trajetória e a importância da presença de Socorro França na história do nosso Estado”, afirmou a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão.
A Medalha Wanda Sidou é destinada a profissionais do Direito que exercem a advocacia ou outras atividades jurídicas e que tenham reconhecida contribuição às causas da OAB, da justiça, da democracia, dos direitos humanos, da liberdade, da afirmação dos direitos da mulher e no meio acadêmico jurídico.
“Estou muito feliz por estar ao lado dessa mulher que nos honra todos os dias e que foi quem solicitou a criação desta medalha: Christiane Leitão, a primeira mulher a presidir a OAB Ceará. Estou muito agradecida porque, dentre todas as coisas da minha vida nesses 82 anos, receber essa medalha que leva o nome de Wanda Sidou, uma mulher guerreira, que não temeu nada, que disse que a luta do povo é a nossa luta, é uma grande honra”, destacou Socorro França.
Participaram da cerimônia o vice-presidente da OAB-CE, David Peixoto; a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo; o deputado estadual Renato Roseno; o procurador geral do Município de Fortaleza e ex-presidente da OAB-CE, Hélio Leitão; a conselheira federal da OAB-CE, Katianne Wirna; a presidente em exercício da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Jane Calixto; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Francisca Castelo Branco; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Ceará, Andrine Nunes; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Eliene Bezerra; a ouvidora da OAB-CE, Sônia Cavalcante; o diretor adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque; o presidente da OAB Vale do Salgado, Kleber Colares; o membro da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, José Ernesto Rodrigues Sales; e a advogada Amailza Soares Paiva, condecorada com a medalha Wanda Sidou em 2020.
Homenageada
Socorro França é mestra em Direito Público e possui graduação em Direito, Administração e Economia. Soma quase 60 anos de atuação no serviço público, sendo 48 deles dedicados ao Ministério Público do Estado do Ceará, onde exerceu por cinco mandatos o cargo de procuradora-geral de Justiça. A homenageada também ocupou cargos de destaque no Poder Executivo estadual, como ouvidora-geral, secretária de Políticas sobre Drogas, secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, secretária de Justiça e Cidadania e secretária de Proteção Social. Atualmente, exerce o cargo de secretária dos Direitos Humanos do Ceará.
Mês da Mulher
Como parte da programação dedicada às mulheres, a OAB-CE promoveu, ao longo desta terça-feira (24/3), ações voltadas à capacitação profissional e ao cuidado com a qualidade de vida das advogadas. Entre as ações, a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) disponibilizou serviços voltados à saúde e ao bem-estar. Já a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, realizou, na noite desta terça-feira, o evento “Mulheres que Inspiram: Liderança e Protagonismo”. A programação reuniu palestras e painéis interativos voltados ao fortalecimento da atuação feminina na advocacia, abordando temas como empreendedorismo, marketing jurídico e os impactos da reforma tributária, com participações das advogadas Thiara Faustino, Katianne Wirna, Emanuela Martins e Aretha Soares.