Comissão de Precatórios da OAB-PI propõe mudança na cobrança do ITCMD sobre precatórios à Superintendente da Receita da Sefaz
Nesta terça-feira (12/11), representantes da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), estiveram reunidos com a Superintendente da Receita, Maria das Graças Ramos, para dialogar sobre a cobrança do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) sobre a dívida do precatório que compõe herança.
De acordo com a Advogada Cleane Saraiva de Sousa, Presidente da Comissão de Precatórios, a demanda propõe que seja criada uma medida para quando o precatório fizer parte da herança, que seja possível por meio de um projeto de lei que o pagamento do ITCMD seja pago somente quando o pagamento estiver efetivamente disponível. “Por meio dessa medida, nós poderemos agilizar outros direitos dos credores de precatório como o requerimento de parcela superpreferencial, além de movimentar a economia do Estado, gerando riqueza e ainda gerar economia processual”, conta Cleane Saraiva.
A Advogada explica que muitos Advogados têm que realizar um inventário e depois realizar uma sobrepartilha, pois, muitas vezes, os herdeiros não têm condições de pagar o imposto de transmissão para que possam se habilitar como credores.” Já tivemos uma reunião com o setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e hoje estamos nessa terceira reunião, mais uma vez reunidos com a Secretaria da Fazenda para que possamos evoluir com esse projeto tão importante”, finaliza a Presidente da Comissão de Precatórios Cleane Saraiva.
A Superintendente da Receita, Maria das Graças Ramos, garantiu que a Sefaz vai analisar e dar apoio ao projeto. “A Secretaria da Fazenda se comprometeu com a equipe de precatórios da OAB a estudar um projeto de lei para determinar que a data de pagamento do ITCMD incidente sobre precatórios possa ser feita no momento do recebimento. Nossa equipe de tributação vai minutar um projeto e nós vamos encaminhar à Secretaria de Governo para análise da equipe do Governador decidir se faz o encaminhamento ou não, mas irá com o parecer favorável da Secretaria da Fazenda”, explica Maria das Graças.
PRESENTES
A reunião contou também com a presença do Advogado Celso de Oliveira Lima, Vice-presidente da Comissão de Precatórios; o Advogado Antônio Carlos de Araújo Sousa, Secretário da Comissão de Precatórios; Luís Eduardo Fortes, Gerente de Tributação e Simone Maria de Castro, Coordenadora do ITCMD da Sefaz PI.